Susep fala sobre Educação Financeira em podcast da CVM Educacional

Publicado em 26 de março de 2021

Programa é voltado para jovens e destacou ações da Susep para modernizar o setor de seguros

Rio de Janeiro, 26 de março de 2021. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou, esta semana, do podcast “Jovens e Finanças – Educação e Sustentabilidade”, promovido pela CVM Educacional, autarquia federal responsável por disciplinar e fiscalizar o mercado de capitais brasileiro. O programa tem como objetivo introduzir a educação financeira na vida de jovens e faz parte das ações que contribuem para os eventos da Global Money Week (https://globalmoneyweek.org/), coordenada pela OCDE.

Durante o episódio, o Coordenador de Atendimento ao Público da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Gabriel Melo da Costa, abordou temas relevantes para jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, como a importância do conhecimento sobre seguros e previdência para o planejamento financeiro a longo prazo. Além disso, o coordenador abordou as recentes inovações que a Susep vem implementando no mercado de seguros para atender as demandas dos consumidores.

A flexibilização da comercialização de produtos foi um dos destaques. Com a Circular nº 621/2021, as seguradoras podem comercializar combos de seguros em uma mesma apólice para melhor atender aos clientes. Gabriel destacou, também, o Sandbox Regulatório da autarquia, que possibilitou a entrada das insurtechs no mercado, trazendo projetos inovadores e tecnológicos para o setor. As novidades propostas têm foco no consumidor e a Susep visa a sua proteção com a norma geral de conduta, por exemplo, que estabelece mecanismos de fiscalização do relacionamento entre as seguradoras e os segurados, para que estes não saiam prejudicados. Além disso, destacou que desde janeiro de 2021, a Susep integra o portal Consumidor.gov.br, onde podem ser registradas as reclamações dos segurados insatisfeitos, com link direto por empresa pelo site da Susep.

A introdução da tecnologia no mercado de seguros também foi um tema abordado, inclusive sobre melhorias como o uso de inteligência artificial no atendimento ao consumidor.

Para ouvir o podcast completo, acesse: https://open.spotify.com/episode/6Cnc92J9QMLPsZ3Ex4yd6z.