Susep é um dos reguladores financeiros de destaque na lista da Open Future World em 2021

Publicado em 12 de janeiro de 2022

Site britânico é a maior fonte global de informação sobre o progresso do Open Data no mundo

Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2022. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é uma das entidades reguladoras do setor financeiro a figurar no relatório Most Interesting in Open Finance 2021, primeira edição do ranking anual produzido pelo site Open Future World. O portal britânico é a maior fonte global de informação sobre o progresso do Open Data no mundo, apresentando insights, análises e oportunidades sobre o assunto.

A lista se baseou no quantitativo de menções positivas de empresas e instituições em notícias no seu site ao longo de 2021 e a Susep é um dos poucos reguladores financeiros presentes no relatório, sendo um dos únicos brasileiros, ao lado apenas do Banco Central do Brasil (BCB). Entre as demais instituições, encontram-se a Financial Conduct Autority (FCA), do Reino Unido, e a Financial Services Comission, da Coreia do Sul.

A presença da Superintendência no relatório, que reconhece as 82 organizações por trás das notícias e artigos mais interessantes sobre o Open Finance, reforça a importância da Autarquia na implementação do Sistema de Dados Abertos no setor de seguros brasileiro. Além disso, o próprio relatório destaca a rápida evolução do Brasil em Open Finance.

O relatório

Em 2021, a edição diária de notícias do Open Future World apresentou mais de 5 mil menções de mais de 1,5 mil organizações em 72 países. As classificações reconhecem a conquista da indústria global e a liderança de pensamento, tanto das maiores marcas que definem a agenda quanto de organizações menores que se destacam por meio de uma grande liderança.

Open Insurance

Open Insurance é um sistema que permite o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas no âmbito dos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. A primeira fase de implementação teve início em 15 de dezembro de 2021 e garantirá um acesso mais fácil para o consumidor aos produtos e serviços disponíveis no mercado de seguros, criando condições mais favoráveis, também, para que as entidades participantes divulguem informações públicas relevantes para seus clientes e para o público em geral.

Para saber mais sobre o Open Insurance, acesse openinsurance.susep.gov.br.